sábado, 5 de junho de 2010

Cala-te boca.

   Pois não é que foi só cravar que as seleções da Argentina e da Holanda ainda não tinham sofrido com lesões às vésperas da Copa para o meia Arjen Rooben sair contundido do amistoso de hoje pela manhã, contra a Hungria que confirmou a Holanda como uma das favoritas ao título na África do Sul? Mais uma vez reforço que o jogo contra a Tanzânia não vale nada para a seleção brasileira portanto, nada de carregar demais a bola e tentar passar por dois ou três marcadores. Um dois, toques rápidos e nada mais. Assim a seleção evita ser mais uma a perder jogador para a Copa.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Ainda sobre Brasil e Zimbábue

   Não, este não será mais um "post" sobre sobre a técnica e a tática de nosso representantes - nossos mesmo? Este "post" trará minha reflexão sobre tudo o que está sendo divulgado a resprito da ditadura de Robert Mugabe. Desde já, esclareço que não estou em defesa do dito cujo, apenas observando o tratamento dado pela imprensa.
   Ouvi muitos jornalistas, de diferentes meios de comunicação expressando vorazmente sua indignação com o regime político no Zimbábue. Todos aplaudindo o técnico Dunga que se recusou a tirar fotos com Robert Mugabe. Oras, qual a diferença da ditadura dos países africanos para as ditaduras dos países do Oriente Médio? Um brasileiro, membro da delegação do Bunyodknor, time onde atua Rivaldo e que Felipão treinava até semana passada, encontra-se detido, sem poder deixar a Arabia Saudita e condenado a pagar U$$ 20.000,00 por ter se defendido de uma ofensa racista - foi chamado de macaco. Será que o tratamento por parte da imprensa às ditaduras do Oriente Médio é menos incisivo por que os xeiques andam de carrões e usam relógios de ouro? Até onde sei, nenhuma ditadura é boa. Não é por que o Zimbábue é pobre e sua população é negra que sua ditadura é pior que a dos brancos endinheirados.

Os "deuses" do futebol - Parte II

   Senhores técnicos e presidentes de Confederações, tirem seus jogadores das listas de convocados pois o a "bruxa" está capturando os "eleitos". Balack, Westerman, Trusch, Adller, Ferdinand, Essien, Drogba, não jogarão o mundial da África do Sul por motivo de lesão a poucos dias da estréia. Fernando Torres, Rooney, Kaká, Camoranesi, Iniesta e outros bons jogadores estão se recuperando de lesão às vésperas do início da Copa. Das seleções cotadas para ganhar a Copa do Mundo na África, somente as seleções da Argentina e da Holanda não figuram na repugnante lista da "bruxa".
   Argentina e Holanda só poderiam se enfrentar na fase final da competição caso passem a segunda fase como primeira colocada em seus respectivos grupos.
   A seleção brasileira, que tem jogadores se recuperando de lesão - Kaká, Juan e agora o goleiro Julio Cesar - também não tem jogadores "cortados" e se classificando para segunda fase como primeira colocada de seu grupo enfrentaria a seleção da Holanda nas Quartas de Final.
   É bom se precaver não escalando para os últimos amistosos nenhum jogador "essencial". Caso a "bruxa" ainda queira mais algum craque para o seu caldeirão, perderá a Copa do Mundo de 2010 em nível técnico, podendo até ser lembrada como a pior das Copas neste quesito.
   Resta saber até que ponto os "deuses" do futebol irão permitir essa ronda da "bruxa".

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Matéria do GLOBOESPORTE.COM - Top 10

   http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2010/06/saiba-quais-sao-os-dez-maiores-times-da-historia-das-copas-do-mundo.html

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Uma dúvida.

   O Luis Fabiano que reclamou da bola Jabulani não é o mesmo que em comercial de cerveja chuta bola de ferro por lembrar que "guerreiro não abandona guerreiro"?

Os "deuses" do futebol - Parte I

   Calma, não voltarei a ser ferrenho contestador desta seleção - até por que ela não vai mais mudar - mas será mesmo que Grafitte, Julio Baptista, Josué, Felipe Melo, Luis Fabiano, Michel Bastos merecem ser campeões mundias deixando um degrau abaixo gênios da bola como Zico, Socrates, Falcão, Cerezo, Muller, Careca, Junior, Roberto Dinamite, Leandro? Confabulam os deuses para que esses nomes desbanquem a categoria de Rooney, de Iniesta, de Messi, de Snejder, de Roben, de Deco...
   Responda sinceramente, você acha justo que esta seleção seja campeã lembrando como jogava a seleção de 1982? Vendo como joga o Santos do 1º semestre de 2010? Vendo como joga o Barcelona da temporada 2009/2010? Vendo como jogou e continua jogando as seleções de Espanha e Holanda?
   Só para parâmetro: Os deuses do futebol nem sempre interferem. Prova disso são as Copas de 1974, 1978, 1982, 1994 e de 2006.
   É assistir pra saber...

Brasil x Zimbábue

   A seleção brasileira derrotou a seleção do Zimbábue por 3x0, gols de Michel Bastos, de falta aos 40 minutos, Robinho aos 43, concluindo lançamento de Maicon, e de Elano, aos 12 minutos da etapa complementar.
   A seleção não criou muitas jogadas ofensivas e ainda vacilou em jogadas defensivas no primeiro tempo. A seleção do Zimbábue teve boas chances de inaugurar o marcador mas faltou talento nas finalizações.
   O goleiro Julio Cesar após tentar abafar uma finalização da seleção do Zimbábue sofreu um desconforto na altura do tórax e foi substituido pelo goleiro Gomes.
   No segundo tempo a seleção brasileira melhorou, por incrível que possa paracer, com a entrada de Julio Baptista no lugar de kaká, Nilmar no lugar de Robinho e Luisão no lugar de Lucio. Em uma bela jogada coletiva a seleção chegou ao terceiro gol logo aos 12 minutos. Felipe Melo mais uma vez aprontou das dele. Trombou, intimidou, distribuiu "carrinhos", empurrou jogador... nem parecia amistoso. Difícil cravar que este rapaz não será expulso na primeira fase. Seus passes continuam perigosos e uma seleção mais bem armada pegará a seleção brasileira de "calças curtas". Gilberto Silva com seus passes curtos, se não comprometeu também não deu saída da defesa para o meio-campo. Fica a ressalva de que a seleção continua sem saber o que fazer quando enfrenta uma defesa fechada. nosso primeiro gol saiu apenas aos 40 minutos do primeiro e em jogada de bola parada, uma falta.
   O desconforto de Julio Cesar não parece preocupar mas a ausência de Juan desde o início do amistoso inspira dúvidas uma vez que a comissão médica afirmou ser parte da preparação poupá-lo e o próprio jogardor afirmar que realmente sentiu dores musculares. No mínimo contraditório.

Brasil x Zimbábue - Amistoso da "esperança"

   Brasil e Zimbábue jogam daqui a pouco em amistoso que servirá de preparação para a seleção brasileira que disputará a Copa do Mundo a partir do dia 15 de Junho. Vale o que para o Zimbábue para desembolsar uma quantia de R$ 3,9 milhões? A resposta seria, a esperança não fosse o país governado por um ditador a quase 29 anos que mergulhou o país numa profunda crise econômica e humanitária. Talvez a resposta possa mesmo ser, a esperança se for usada para representar o sentimento da população do Zimbábue. Um povo que sofre e passa pelas piores privações mas que ainda assim enxerga nesses eventos força pra enfrentar as dificuldades e esperança para almejar um futuro melhor. Uma pena que a seleção brasileira, tão reconhecida e admirada mundo afora não se preocupe com tais questões políticas - somente as que lhe convém - a ponto de levar a tal "esperança" mais vezes aos mais necessitados.
   Alguns poderão rebater dizendo que a seleção sabe sim de seu compromisso e reconhece sim sua representatividade tanto que promoveu o jogo da paz entre Brasil x Haiti. Tudo bem, se quiserem se prestar a tal serviço para defender a confederação brasileira de futebol, a vontade. Fato é que sabemos muito bem que a seleção não jogaria no Zimbábue não fossem os R$ 3,9 milhões assim como não teria jogado no Haiti não fosse um pedido do presidente Luis Inácio, visto pelo presidente Ricardo Teixeira como uma forma de estreitar os laços com os caciques da política nacional para conseguir dividendos para sua proposta de sediar o mundial de 2014 em terras brasileiras e assim galgar o cargo de presidente da FIFA em 2015.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Jerome Valcke rebate críticas sobre a Jabulani, bola da Copa do Mundo.

http://espnbrasil.terra.com.br/copadomundofifa/noticia/124789_DIRIGENTE+DA+FIFA+REBATE+CRITICAS+A+BOLA+DA+COPA

A taça da Copa do Mundo FIFA

  

   Após a conquista da Copa do Mundo de 1970, o Brasil ganhou a posse definitiva da Taça Jules Rimet, a partir de 1974, então, a Taça FIFA substituiu o antigo troféu. A nova taça foi criada por Silvio Gazzaniga e produzida por Milano Bertoni.
   O troféu que representa duas figuras humanas segurando o planeta Terra pesa 6.175kg e é composto de 5kg de ouro 18-quilates sólido e mais uma base contendo duas camadas de malaquita.
   A taça possui em sua base a gravação “Copa do Mundo FIFA” (“FIFA World Cup“), além do nome de todas as seleções que ganharam a Copa do Mundo, desde 1974. Até o hoje nove campeões foram gravados e há espaço para o nome dos campeões até a Copa de 2038, após isso a FIFA deve mudar a taça.
   Diferentemente da Taça Jules Rimet, o novo troféu não terá a posse permanente de um país, independente do número de títulos, porém o campeão do torneio fica com o troféu por quatro anos e após isso recebe uma réplica.

Vencedores da Taça FIFA :

1974 – Alemanha Ocidental;

1978 – Argentina;

1982 – Itália;

1986 – Argentina;

1990 – Alemanha Ocidental;

1994 – Brasil;

1998 – França;

2002 – Brasil;

2006 – Itália.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

A "horrorosa" "sobrenatural" "patricinha" Jabulani.

   As críticas feitas a todas as bolas que estreiam em Copas são normais. O que chama a atenção nesta Copa do mundo é a veemência com que as críticas estão sendo feitas, em particular pelos jogadores da seleção brasileira. Primeiro a criticar a bola lhe dando o adjetivo de "horrorosa" e "bola de supermercado" foi o Goleiro Julio Cesar. Até aí, normal. Os goleiros realmente são os prejudicados com o avanço tecnológico aliado ao aumento do número de gols que tanto preocupa a FIFA. 1990, 2002 e 2006 foram as Copas com pior número de gols marcados de toda a história. Agora, meiocampista retaliando eu nunca tinha visto. Muito menos atacante. O que me leva a imaginar que a bola não seja tão ruim visto que segue as normas mundiais e o padrão FIFA. Parece mais guerra de fabricantes de artigos esportivos que qualquer problema técnico.