sexta-feira, 9 de julho de 2010

Um olhar para Copa que se encerra

   Mais uma Copa se vai. E com ela mais uma esperança de gritar que novamente somos campeões. Quantas crianças choraram pela primeira vez e quantos adultos constataram mais uma vez que tudo não passa de uma partida? A verdade é que de uma forma ou de outra a Copa do Mundo é a maior competição do planeta e por isso mexe com a emoção de todos!

 Me decepcionei com um futebol cada vez mais pragmático - ah, essas palavras da moda - que tiraram o "tchan" da festa que é um jogo de futebol. Um jogo que não dura os 90 minutos da partida e sim o jogo que começa muito antes da bola rolar e que não termina com o último apito do juíz. Estou falando daquele frio na barriga, característico de quem sente ansiedade. Isso o pragmatismo selou. Por isso a minha decepção com o futebol que não foi jogado em mais uma Copa do Mundo.

   A média de gols desse mundial que se encerra, com uma final magnífica - pelo menos isso - é, até o termino das semi-finais de apenas 2,22 gols por jogo. Pior que essa média de gols só a da Copa de 1990. Cada vez mais os senhores que norteiam o futebol pelo mundo teimam em sepultar a magia do jogo com o "business" e com a políticagem e, impressionante, o futebol renasce pelo resgate de seus princípios com seus melhores representantes voltando a tona no mapa da bola. Salve o Uruguai da "celeste olímpica" com sua garra e bravura que voltou a uma semi-final depois de 40 anos renegado as memórias de uma geração feliz! Salve a miscigenação que modificou o futebol burocrático que jogava a inconteste Alemanha! Salve Holanda que deu ao mundo grandes craques que, a Copa não consagrou e que, novamente disputará um título! Salve a Espanha que pela primeira vez chega a uma final de Copa e que encanta o mundo há um bom tempo com seu futebol total, jogado pelo chão e não pelo alto, com toques precisos e lançamentos cirurgicos que resultam em belas finalizações! Salve o sepultamento de qualquer "teoria da conspiração" - que eu mesmo propaguei num momento de absoluta descrença relativa a idoniedade do mundial.
  
   Salve o novo campeão do mundo que será conhecido no domingo, dia 11 de julho de 2010, desde já, merecido!
   Salve a Copa do Mundo!
   Salve a ansiedade!
   Que venha 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário com seu nome e o nome da cidade de onde posta.